Categoria feminina Physique, que é destinada a mulheres que preferem desenvolver um corpo menos musculoso, ainda atlético e esteticamente agradável, ao contrário de hoje das culturistas atuais.
Em Women’s Physique, existem duas categorias, como segue:
Mais categorias podem ser adicionados a qualquer momento se assim for decidido pela IFBB.
O traje para todas as rodadas é um biquíni de duas peças, que devem estar de acordo com os seguintes critérios:
Uma Rodada Eliminatória é realizada quando houver mais de 15 competidores em uma categoria e é realizado como se segue, sob a direção do árbitro central:
4. Na conclusão do Poses Compulsórias, todo o line-up é reformado em uma única linha, em ordem numérica, antes de sair do palco.
Woman’s Physique consiste das seguintes três rodadas:
1. Prévia: Round 1 – quartos de volta e Poses Compulsórias.
2. Final: Round 2 – Poses Compulsórias e posedown
3. Finais: Round 3 – 30 segundos Posing Routine
Sob a direção do árbitro central, Round 1 é realizada como se segue:
1. Todo o line-up é chamado ao palco, em fila única e em ordem numérica.
2. O alinhamento é dividido em dois grupos de tamanhos iguais e está posicionado no palco de modo que um grupo é para a esquerda do palco, o outro grupo é para a direita do palco. A porção central da etapa é deixada em aberto para fins de comparação.
3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco concorrentes em um tempo, cada grupo é dirigido para a área central do palco para realizar o quarto de volta.
a. Vire à direita
b. Vire de costas
c. Vire à direita
d. Vire de frente
a. Bíceps de frente (mãos abertas)
b. Peito melhor lado
c. Bíceps de costas (mãos abertas)
d. Tríceps melhor lado
4. Este agrupamento inicial dos concorrentes e o desempenho do quarto de voltas se destinam, a ajudar os árbitros a determinar quais os concorrentes tomarão parte nas comparações das Poses Compulsórias.
5. Todas as comparações individuais podem ser realizadas como elemento central e na ordem, da esquerda para a direita, conforme indicado pelo árbitro central.
6. Todos os juízes têm a oportunidade de apresentar pelo menos um pedido de comparações, que serão entregues ao árbitro central. Qualquer pedido adicional fica a critério do árbitro central.
7. Todos os competidores passam por pelo menos uma comparação.
8. Após a conclusão da última comparação, todo o line-up é reformado em uma única linha, em ordem numérica, antes de sair do palco.
A pontuação da Rodada 1 é levada a cabo como se segue:
1. Cada árbitro concede a cada concorrente uma colocação individual, garantindo que nenhum, dois ou mais competidores recebam a mesma colocação.
2. Com nove árbitros, duas altas e duas pontuações baixas são descartadas. A remanescente pontuação será somada para produzir uma “Pontuação Parcial da Rodada 1” e um “1 Colocação Round”.
3. Os empates na “Pontuação Parcial da Rodada 1” são quebrados usando as melhores colocações da candidata.
4. avanção seis concorrentes as para as finais (Round 2 e Rodada 3).
Rodada 1 é avaliada utilizando os seguintes critérios:
1. O juiz deve primeiro avaliar a aparência feminina atlética geral, o físico. Esta avaliação deve começar na cabeça e estender para baixo, tomando todo o físico em conta. A avaliação, começando com a impressão geral do físico, deve levar em consideração o cabelo e as características faciais, o físico atlético em geral e o desenvolvimento da musculatura, a apresentação de uma forma equilibrada, simetricamente desenvolvida, a condição da pele e o tom são considerados, e a capacidade do atleta se apresentar no palco com confiança.
2. Durante as comparações das Poses Compulsórias, o juiz deve primeiro olhar no grupo muscular que está sendo exibido. O juiz deve, então, olhar todo o físico, começando pela cabeça, e olhando para todas as partes do físico em uma seqüência descendente, começando com as impressões gerais,e à procura de um desenvolvimento simétrico equilibrado de todos os músculos do corpo e definição. A pesquisa deve tomar para baixo na cabeça, pescoço, ombros, peito, todos os músculos do braço, à frente do tronco para peitorais, abdômen, cintura, coxas, pernas, panturrilhas e pés. O mesmo procedimento para trás, poses de costas, também terá no trapézio superior e inferior, redondo e infra, eretores da espinha, o glúteo, os bíceps femurais na parte de trás das coxas, panturrilhas e nos pés. A avaliação detalhada dos vários grupos musculares deve ser feita durante as comparações, momento em que o juiz tem de comparar a forma muscular, densidade,e definição e ainda tendo em conta geral do concorrente o desenvolvimento equilibrado e feminilidade.
3. O corpo deve ser avaliado quanto ao grau de tônus muscular geral, conseguido através de esforços atléticos. Os grupos musculares devem ter uma aparência redonda e firme, com uma pequena quantidade de gordura corporal.
4. A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável.
5. A avaliação do juiz do físico do atleta deve incluir o apresentação inteira do atleta, a partir do momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco. Em todos os tempos o concorrente deve ser visto com ênfase em uma “aparência saudável, apto, físico atlético de aparência muscular, em harmonia apresentados no conjunto “.
A pontuação para Round 1 são utilizados apenas para colocar os concorrentes de 1o-15o e determinar os 6 melhores finalistas que, então, avançarão para as finais na 2 ª rodada e Round 3. Os 6 melhores finalistas começam as finais com zero pontos.
Round 2: Finais: Obrigatório e posedown
A vestimenta para a Rodada 2 é um biquíni, que deve estar de acordo com o seguinte critérios:
1. Cor, material, textura, a critério do concorrente.
2. Não ornamentação, babados, rendas extremidades e / ou bordas.
3. Pelo menos, 2 cm de altura nos lados e coberto no mínimo a metade do gluteus maximus e toda a área frontal.
4. Sem calçado.
5. Sem jóias ou outros acessórios, exceto por um anel de casamento.
6. Sem adereços.
Round 2 é levada a cabo como se segue, sob a direção do árbitro central:
1. Os 6 melhores finalistas são levados ao palco, em fila única e em ordem numérica, e são dirigidas para executar a quatro Poses Compulsórias obrigatórias, como um grupo e, ao mesmo tempo, em média, as áreas estágio esquerdo e direito.
2. Os 6 melhores finalistas em seguida, executarão um posedown de 60 segundos com a música do próprio organizador.
3. Após a posedown, o top 6 finalistas são reformados em uma única linha,em ordem numérica, antes de sair do palco.
Pontuação da Rodada 2 (Poses Compulsórias e posedown):
A pontuação da Rodada 2 é realizada como se segue:
1. Somente as Poses Compulsórias são pontuadas; do posedown não se marca nada.
2. Cada juiz concede a cada concorrente uma colocação individual, garantindo que nenhum dois ou mais competidores recebam a mesma colocação.
3. Com nove (9) os juízes, duas altas e duas baixas pontuações são descartadas. O pontuações restantes são somados para produzir um “Round 2 subescore”. Com sete (7) ou cinco (5) juízes, uma alta e uma baixa pontuação serão descartados.
7. Round 2 deve ter um peso de dois terços do resultado final, ou seja, 67%. Para conseguir isso, os Round 2 pontuação será dobrada pelo estatístico.
* Nota: não há necessidade de resolver imediatamente laços na “Pontuação Parcial da Rodada 2” como isto deve ser adicionado ao “Parcial da Rodada 3” para produzir uma “Pontuação Final”. Avaliando Rodada 2 (Poses Compulsórias e posedown):
Round 2 é avaliado segundo os mesmos critérios, conforme detalhado no “Avaliando Round 1”.
Round 3: Finais: Rotina de poses
Vestimenta para a Rodada 3 (Levantamento Rotinas):
A vestimenta para a Rodada 3 é o mesmo que Round 2.